Os ventos do norte

.

O que muita gente já sabia há algum tempo parece que está – tardiamente – preocupando o governo, pelo menos no que diz respeito à publicidade da preocupação: a crise vai ser feia este ano.


Lula reuniu hoje seus Ministros – pela segunda vez – para discutir os efeitos da crise e anunciar o contingenciamento de RS$ 37,2 bilhões no orçamento de 2009. Muitos estados e prefeituras já haviam anunciado medidas deste tipo há um bom tempo. Governos contingenciam recursos quando não têm certeza se haverá arrecadação suficiente para pagar os gastos previstos no orçamento. Certamente, a arrecadação irá cair, como os dados da Secretaria da Receita Federal de dezembro de 2008 já apontavam. 

Enquanto isso, as coisas não fazem sentido. Os gastos com o Bolsa Família aumentarão R$ 1,8 bilhão. O PAC tem dinheiro "garantido", segundo a Ministra da Casa-Civil, mas não desempaca. O Tesouro emite dívida pública pra transferir R$ 100 bilhões para o BNDES. Hoje, a Petrobrás, a espera de mais recursos provindos dos cofres públicos, passou a admitir que terá que fazer cortes no seu plano de investimentos. 

As medidas anunciadas são esparsas e sem sentido quando agrupadas em uma linha lógica. Simplesmente, não há comunicação clara com o público. Duvido que haja, também, claridade no conjunto de decisões. 

No final das contas, parece que, no desespero, Lula está adotando a estratégia do seu primeiro mandato: já que a maioria dos investimentos não vai sair mesmo, vamos colocar mais dinheiro no Bolsa Família que 20% do eleitorado estará feliz.

Semana passada o jornal O Estado de São Paulo divulgou que 62% das obras do PAC estão atrasadas. A Ministra da Casa Civil está fora de casa atrás de votos. O governo está desorganizado e perdido. Sendo pragmático, "é melhor investir no que já deu certo", poderíamos pensar. Porém, a crise é inédita e será profunda. A mesma receita não se aplica neste novo cenário. Não me parece que com este comportamento o governo vai ter a destreza necessária para atravessar nem uma marolinha, pois os ventos do norte estão fortes. 

Ressaca
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s