2010 a vista!

.

Dada as últimas notícias do arranjo interno do PSDB para a disputa presidencial ano que vem, mantenho minha opnião de janeiro:

  • Aécio sai para Senador. Serra ganhando, o governador mineiro vira Ministro de alguma pasta da área social.

Algumas atualizações:

  • Acordado com Serra, Aécio vai aproveitar o tempo de definição do candidato oficial do PSDB para se fazer conhecido no restante do país – já pensando nas eleições de 2014, na qual provavelmente enfrentará Lula.
  • Serra tratará Aécio com o respeito que merece, pois sabe que sem Minas Gerais – o segundo maior colégio eleitoral do país -, não leva. Sobretudo, em um cenário que Lula possui muita força no Nordeste.

Não há romance nessas decisões, mas sim pragmatismo. Um não viverá sem o outro. A grande força propulsora deste arranjo é Lula. Do lado petista, a impressão que se dá é:

  • Dilma não decolará, até por que a transferência de voto vai ser restrita. Os principais motivos são: a) a personalidade difícil e segregadora da candidata, bem expressa por Danuza Leão há algum tempo; b) motivos de saúde que será interpretado por apoiadores da campanha e eleitores como um possível risco; c) o seu discurso do PAC não veio acompanhado de resultados, e o novo discurso – o do pré-sal – é um projeto de longo prazo – praticamente uma abstração para o eleitor médio.
  • Por outro lado, há o fator Marina Silva: a) moral ilibada construída no seio do PT; b) personalidade forte, coerente e com muita história convincente para contar para o público petista (e tucano também!); c) pegará boa parte do eleitorado petista que ainda pensa que a bandeira ética é fundamental para o país – ainda mais depois do apoio explícito do PT de Lula e Dilma ao Senador Sarney; d) caso não vá para o segundo turno, dará apoio total ao candidato tucano e possivelmente torne-se Ministra.

Aguardemos 2010, vai ser interessante…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s