Votando como cachorro?

.

O quão confuso pode estar o eleitor brasileiro em relação ao futuro político do país? 

O PT apresenta um campanha em termos de marketing político exemplar. O conteúdo a a desenvoltura da candidata parece uma questão secundária para a realidade pós-eleitoral.  Ao mesmo tempo, o Presidente da República faz campanha aberta e escancarada para sua própria criação política, Dilma. Claramente, estamos longe da ideologia que marcou a formação do partido, mas perto da tão conclamada “hegemonia” que o partido deveria ter nos próximos 20 anos que José Dirceu defendia quando Lula foi eleito.

O PSDB, seguido pela tribo do DEM, puxou o debate para uma banda muito mais à direita que os fiéis tucanos da causa social-democrata poderiam defender. O candidato a Vice-Presidente, Índio da Costa, deveria ter sido beneficiado pelo silêncio. Absoluto. Até agora, comporta-se como um playboy carioca que esqueceu de conhecer o próprio país (não a Zona Sul do Rio de Janeiro) e seu povo antes de entrar para a política nacional. Ao mesmo tempo, José Serra defende o que sempre defendeu – provocando mensagens contraditórias para o eleitor atento – sem apresentar inovações consideráveis. Além disso, a organização amorfa do PSDB em nível nacional e regional só contribui para que os caciques não tenham apoio dos próprios índios. Assim fica difícil ganhar a batalha.

Mariana Silva traz sua história e dignanidade, mas faz um vôo solo sem o compromisso com a vitória, mas com o debate construtivo. O PV não tem coligações. Marina fala de maneira aberta e, até agora, tem sido relativamente imparcial. Com seus aproximandamente 10% de intenção de voto, para que lado irá se cambalear? Ao mesmo tempo, alguns eleitores poderiam indagar de quem ela poderia tirar ainda mais votos.

Vamos acompanhar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s