As elites possuem um papel fundamental para o desenvolvimento democrático, como também econômico. O pessoal da "The Growth Commission" , reconhecendo já no "Growth Report" esta importância, sugeriu agora a criação de um Índice de Responsabilidade das Elites.
Os índices institucionais viraram moda em economia e ciência política. O Banco Mundial criou vários deles. Há discussão em relação à consistência deles e até que ponto não passam de tautologia. Entretanto, contribuem com novos insights sobre a relação entre economia e política. Como se diz, "é melhor com eles, que sem eles".
O governo brasileiro, ao contrário do colombiano ou mexicano, é relutante em permitir a criação de índices sobre governo para todo o país, a exemplo do "Doing Business Subnational", desenvolvido também pelo Banco Mundial. O motivo principal é que o Brasil sempre está mal ranqueado. Se o pessoal da "The Growth Commission" criarem mesmo um Índice de Responsabilidade das Elites, o quadro não vai ser nada diferente. O Brasil é um clássico exemplo de "Estado capturado".
Deixe um comentário