Responsabilidade das elites e o Estado capturado

.
As elites possuem um papel fundamental para o desenvolvimento democrático, como também econômico. O pessoal da "The Growth Commission" , reconhecendo já no "Growth Report" esta importância, sugeriu agora a criação de um Índice de Responsabilidade das Elites.  

Os índices institucionais viraram moda em economia e ciência política. O Banco Mundial criou vários deles. Há discussão em relação à consistência deles e até que ponto não passam de tautologia. Entretanto, contribuem com novos insights sobre a relação entre economia e política. Como se diz, "é melhor com eles, que sem eles". 

O governo brasileiro, ao contrário do colombiano ou mexicano, é relutante em permitir a criação de índices sobre governo para todo o país, a exemplo do "Doing Business Subnational", desenvolvido também pelo Banco Mundial. O motivo principal é que o Brasil sempre está mal ranqueado. Se o pessoal da "The Growth Commission" criarem mesmo um Índice de Responsabilidade das Elites, o quadro não vai ser nada diferente. O Brasil é um clássico exemplo de "Estado capturado".  
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s