Ecos pernambucanos e financiamento de campanha

.

Sim,  a entrevista de Jarbas Vasconcelos a VEJA foi bombástica. Hoje, "todos (partidos) são corruptos". Eu costumo dizer que, no Brasil, o partido honesto é aquele que desvia recursos apenas para financiar campanha eleitoral. Tal definição, embora absurda do ponto de vista moral, é puramente realista. Segundo artigo publicado na Folha de São Paulo há alguns meses, 15-20% do valor das obras de infra-estrutura de 2000-2006 nos três níveis de governo foram desviados. É preciso ter em mente que este valor é de mercado (de obras públicas) e que 15-20% do seu imposto pago está ai no meio!


Quando Jarbas fala da necessidade de se promover a "reforma de todas as reformas", a política, um dos temas principais certamente é o de financiamento de campanha. Esse é apenas um dos tópicos que os legisladores parecem fazer de conta que não é com eles, pois todos estamos no meio. Uns de gerenciarem, outros de executarem e todos nós de aceitarmos. 
Flect_magic_mirror

Como consertar? O que acham de começarmos por um sistema que prime por transparência e realismo (assumindo que a sociedade é representada por um conjunto de interesses de grupos – muitas vezes desconexos e contrastantes – e que eles têm direitos legítimos de tentarem influenciar o decurso político. Têm direitos, como também responsabilidades. Podem financiar campanhas, como precisam declarar e prestar contas. Ademais, que a lei deve regular os atores sociais segundo a realidade que estão imersos e em prol do bem público e não estabelecer um testamento de boas-vontades)? Em seguida, podemos adicionar planejamento e orçamento credíveis, controle na execução, monitoramento e avaliação de resultados e muita transparência. Claro que as cobranças da sociedade civil – não somente em gritos voluntaristas, mas em nível técnico – e da imprensa seriam também bem-vindas. 
Isso poderia ser o início, mas parafraseando Alexandre Schwartsman em relação à crise americana (post anterior), "é muito feio"… 
Anúncios

2 comentários sobre “Ecos pernambucanos e financiamento de campanha

  1. Ja que ter um blog eh por a cara a tapa, pergunto: seguindo a sua definicao de partido honesto, voce acredita que existe algum no Brasil?

  2. Eu diria que há alguns melhores do que os outros. Mas não existe nenhum em termos absolutos para todo o Brasil. Até porque depende muito do governante e de seus operadores políticos. Muitas vezes, é impossível o partido controlá-los em nível local.
    É duro, meu caro…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s