Energia renovável e o uso mais eficiente de recursos energéticos encabeçam a pauta não só da agenda desenvolvimentista, liderada por intelectuais, políticos e organizações multilaterais, mas também de grandes promessas de negócio para o futuro. Mas como bons capitalistas, cientes do valor do dinheiro ao longo do tempo e dos benefícios da inovação, várias empresas já estão apostando neste mercado.
Eu me recordo quando fui visitar a fábrica da Kyocera em Kyoto, Japão, o Diretor de Operações relatou que eles produziam tecnologia para a geração de energia solar há 20 anos. Nunca foi lucrativo, mas o governo sempre subsidiou. Somente a partir de 2008, segundo ele, este ramo de negócio passou a ter equilíbrio entre receita e despesa.
Estou falando tudo isso pois ontem meu amigo Daniel Rego me mostrou um sítio que fiquei impressionado: http://ge.ecomagination.com/smartgrid/?c_id=Huff#/landing_page. É o sítio da GE focado no uso eficiente e sustentável de recursos naturais. O que me deixou mais impressionado não foi o conteúdo, pois como todos vocês tenho certa familiaridade, mas com a tecnologia digital usada: realidade aumentada.
Confiram e imaginem em quantas diferentes formas esta tecnologia pode ser utlizada, seja para negócios ou para sistemas educacionais e de saúde e prestação de serviços públicos em geral.
Deixe um comentário