1) Antônio Anastasia, atual Vice Governador de Minas Gerais, veio fazer uma apresentação sobre o Choque de Gestão no Banco Mundial. Não havia ainda ouvido sobre a experiência mineira da boca do próprio criador.
Conclusão: Minas é um estado privilegiado em ter um Vice-Governador – e talvez futuro Governador – com este calibre.
2) Daron Acemoglu (MIT), um dos melhores – creio que o melhor – economista atual, acabou de fazer uma apresentação sobre a crise financeira atual. Está ensinando no FMI economia política da crise financeira – coisas que muitos sempre ignoraram. Ele vai um pouco além de Simon Johnson (MIT) em sua excelente análise sobre o papel das elites financeiras na crise.
Acemoglu argumentou que o principal problema é que os profissionais de Wall Street adquiriram uma expertise tal que para resolver o problema que eles mesmos criaram é preciso contratá-los! Nem FMI, tampouco o Banco Mundial escaparam deste dilema, pois não detêm essa expertise. Para resolver tal problema no longo prazo, crê que é importante uma coordenação internacional – assim como Bhagwati (Columbia), que estava presente – para regular preventivamente falhas regulatórias. Além disso, esta equipe deveria receber salários competitivos. Afinal, por que os financiers gostariam de se auto-regularem? Segundo Acemoglu não há incentivo algum para isso… Esse é o desafio que temos à frente…
3) Uma aula sobre o sistema de saneamento e gestão de águas do Estado de São Paulo por Dilma Pena.