Conteúdo matters!

.

1) Antônio Anastasia, atual Vice Governador de Minas Gerais, veio fazer uma apresentação sobre o Choque de Gestão no Banco Mundial. Não havia ainda ouvido sobre a experiência mineira da boca do próprio criador.

Conclusão: Minas é um estado privilegiado em ter um Vice-Governador – e talvez futuro Governador – com este calibre.

2) Daron Acemoglu (MIT), um dos melhores – creio que o melhor – economista atual, acabou de fazer uma apresentação sobre a crise financeira atual. Está ensinando no FMI economia política da crise financeira – coisas que muitos sempre ignoraram. Ele vai um pouco além de Simon Johnson (MIT) em sua excelente análise sobre o papel das elites financeiras na crise. 

Acemoglu argumentou que o principal problema é que os profissionais de Wall Street adquiriram uma expertise tal que para resolver o problema que eles mesmos criaram é preciso contratá-los! Nem FMI, tampouco o Banco Mundial escaparam deste dilema, pois não detêm essa expertise. Para resolver tal problema no longo prazo, crê que é importante uma coordenação internacional – assim como Bhagwati (Columbia), que estava presente – para regular preventivamente falhas regulatórias. Além disso, esta equipe deveria receber salários competitivos. Afinal, por que os financiers gostariam de se auto-regularem? Segundo Acemoglu não há incentivo algum para isso… Esse é o desafio que temos à frente…

3) Uma aula sobre o sistema de saneamento e gestão de águas do Estado de São Paulo por Dilma Pena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s