2011: Lula no Banco Mundial?

.

David Rothkpof, do sítio Foreign Policy (www.foreignpolicy.com), publicou um artigo ontem cogitando a possibilidade de Lula virar presidente do Banco Mundial.  Segundo ele, o governo norte-americo estaria disposto a colocar um não-norte-americano no posto. Brasil e Índia seriam os candidatos naturais para isso.

O economista indiadno Monmohan Singh seria um forte candito, segundo artigo. Porém, já tem emprego: o de Primeiro Ministro. Restaria Lula para levar o seu blá-blá-blá para o resto do mundo, sobretudo África.

Recentemente FHC foi sondado para tornar-se presidente do BID. Mas recusou. Agora, vem esta especulação sobre Lula no Banco Mundial.

Se é verdade ou não, não sei. O que parece evidente é que Robert Zoellick, um republicano de carteirinha e atual Presidente do Banco Mundial, está fazendo de tudo para se manter no posto. Burocratas do Banco acham que é quase garantido. Alguns Democratas acham bastante improvável. Mas no final das contas, parece que ex-presidentes brasileiros – como Lula será logo – são bem cotatos no cenário internacional.

PS: É preciso muita criatividade para imaginar Lula em um cargo que requer considerável conhecimento técnico como o de Presidente do Banco Mundial…

Anúncios

2 comentários sobre “2011: Lula no Banco Mundial?

  1. Segundo pessoas do governo, Obama chegou a ligar para Lula. Porem, este ainda um processo em curso. Seria uma indicacao exclusivamente politica… e simbolica da nova ordem mundial.

    Pessoas do governo norte-americano diz que ainda e muito cedo. Que e so especulacao.

    Para o Brasil, seria otimo. Sem duvida alguma.

    Abs,

    H.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s