Funes

.

Há praticamente um mês estava programado do Presidente do Paraguai, Lugo, vir fazer uma apresentação aqui no Banco Mundial em um seminário sobre economia latino-americana. Com seus problemas de paternidade indevida, naquele momento, cancelou. Foi substituído pelo então recém-eleito Presidente de El Salvador.

Funes chegou quieto, algumas pessoas começaram a se levantar. Até que o Presidente do Banco Central Chileno, José Gregório, que estava fazendo uma apresentação no momento, reagiu brincando: “não sei quem chegou, mas parece ser importante”.

Estava certo. É importante para a América Latina que tenhamos políticos democráticos que foquem na área social, mas que não estejam com a cabeça na década de 60.

Funes fez um discurso direto e lúcido. Para alguns, nada surpreendente. Para outros, especialmente os que conhecem a história recente e a economia política do país, o novo cenário político pareceu  animador. A transição foi feita de maneira bem conciliadora. O novo presidente convidou a oposição – derrotada e há muitos anos no poder – para participar das discussões sobre os novos rumos do país. Uma atitude a la Obama.

Em sua posse, há dois dias, fez questão de citar o novo presidente norte-americano, representado pela Secretária de Estado Hillary Clinton. Alguns jornais brasileiros reclamaram Lula não foi citado no discurso de posse – já que o Presidente brasileiro teve bastante influência na campanha, indicou o marqueteiro João Santana e mantém relações próximas com o novo Presidente. Fez bem em não citá-lo, pois causaria ciúmes na região. Porém, no discurso que fez há poucas semanas, que tive a oportunidade de presenciar, o nome de Lula foi citado como símbolo de uma transformação “responsável” na América Latina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s