Funes

.

Há praticamente um mês estava programado do Presidente do Paraguai, Lugo, vir fazer uma apresentação aqui no Banco Mundial em um seminário sobre economia latino-americana. Com seus problemas de paternidade indevida, naquele momento, cancelou. Foi substituído pelo então recém-eleito Presidente de El Salvador.

Funes chegou quieto, algumas pessoas começaram a se levantar. Até que o Presidente do Banco Central Chileno, José Gregório, que estava fazendo uma apresentação no momento, reagiu brincando: “não sei quem chegou, mas parece ser importante”.

Estava certo. É importante para a América Latina que tenhamos políticos democráticos que foquem na área social, mas que não estejam com a cabeça na década de 60.

Funes fez um discurso direto e lúcido. Para alguns, nada surpreendente. Para outros, especialmente os que conhecem a história recente e a economia política do país, o novo cenário político pareceu  animador. A transição foi feita de maneira bem conciliadora. O novo presidente convidou a oposição – derrotada e há muitos anos no poder – para participar das discussões sobre os novos rumos do país. Uma atitude a la Obama.

Em sua posse, há dois dias, fez questão de citar o novo presidente norte-americano, representado pela Secretária de Estado Hillary Clinton. Alguns jornais brasileiros reclamaram Lula não foi citado no discurso de posse – já que o Presidente brasileiro teve bastante influência na campanha, indicou o marqueteiro João Santana e mantém relações próximas com o novo Presidente. Fez bem em não citá-lo, pois causaria ciúmes na região. Porém, no discurso que fez há poucas semanas, que tive a oportunidade de presenciar, o nome de Lula foi citado como símbolo de uma transformação “responsável” na América Latina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s