O pré-sal é nosso!

.

Parece que estamos revivendo a campanha do “Petróleo é nosso”. Os líderes são outros. Os tempos também. O discurso de 7 de setembro ganhou desde o ano passado uma nova palavra: “pré-sal”.

Lula_discurso7 de setembro.pdf

Discurso do Presidente Lula hoje. Elaborado por HL.

O governo passou a usar um projeto de longo prazo – que às vezes soa como sonho – como sua principal bandeira política.

Concordo que é preciso regular bem políticas energéticas, sobretudo para reverter os benefícios econômicos de descobertas de recursos minerais para toda a sociedade. Há muitos exemplos internacionais que nos fazem crer que esta seria uma medida adequada.

Porém, tentar passar às pressas regulações sem uma análise detalhada e amplamente discutida dos custos e benefícios que o Brasil teria com a exploração do pré-sal não transmite aos cidadãos credibilidade e confiança nas propostas encaminhadas ao Legislativo. Usar a propagandas governamentais e o próprio discurso do 7 de setembro para comover o brasileiro sobre a causa do pré-sal parece um pouco estranho também. Por que a pressa? Não havia mais pressa em executar os investimentos já previstos no orçamento e no PAC – e que não serão realizados? Usar o pré-sal para justificar compras de equipamentos militares da França, como fez Celso Amorim por exemplo, não cai mal?

Que o pré-sal é nosso, sabemos. Ótimo para o país. Mas o Brasil que devemos celebrar, no dia de nossa Independência, é uma democracia mais madura, responsável e menos populista.  A pergunta que fica é: aprendemos com o passado?

Feliz dia da Independência, Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s