Problema na receita: muita manteiga

.

Culinária é como se fosse química. Cada prato é uma equação. Porém, há um compenente artístico de quem pilota o fogão. É este componente, refletido na disposição da comida no prato, na forma de preparo e/ou algum tempero característico, que atribui não só o charme, mas também a credibilidade do cozinheiro. Naturalmente, é preciso consistência ao longo do tempo para o chef ser reconhecido como tal.

O governo federal, orquestrado por Mantega, está errando na receita da política fiscal.  Semana passada, o Banco Central alertou no relatório de inflação que o aumento dos gastos governamentais poderá pressionar a inflação. Ontem, José Roberto Afonso publicou um ótimo artigo no Estadão destancado que o governo, sim, errou na receita. Um dos maiores problemas apontados é que a desoneração fiscal foi significativa e sem planejamento, o que poderá fazer com que as contas não fechem no futuro.

Em nome da crise e da políticagem, as pressões dos setores mais organizados foram atendidas e o Ministério da Fazenda gaba-se de estar fazendo uma política anti-cíclica e keynesiana. O que parece é que o Ministro não calibrou bem os ingredientes da receita. Sem charme e tampouco credibilidade, parece que Mantega colocou muita manteiga em um receita que precisava de mais massa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s