Faça as malas, pois o trem que chega é o mesmo da partida

.

Não me esqueço do dia que deixei o Brasil rumo à Universidade Columbia, em Nova York. Era um sonho de adolescente, provavelmente resultado das frustrações da geração-década-perdida que percebeu que para fazer o Brasil dar certo era preciso levar a sério os estudos, mas também o conhecimento de novas realidades. O conhecimento edifica-se, por definição, em comparações, em diferenciações.

5 anos se passaram. Nova York, Washington-DC, Genebra e, agora, Zurique. Neste meio tempo, rodei meio mundo e, mais importante, fiz amizades incríveis. Mas, para um vida profissional agitada, nada me acalma mais do que a certeza da volta. Espero que logo.

Minha história não é a única, tampouco a mais interessante, mas foi uma das descritas no livro “Fazendo as malas – histórias de jovens que contribuem com o Brasil a partir de suas experiências no exterior” recém publicado pela Editora Saraiva. O livro reúne 17 jovens que escrevem sobre diferentes áreas do conhecimento. Fiquei encarregado do tema “governo e administração pública”, já que é minha área de trabalho e estudo. O Ministro Celso Amorim nos brindou com o prefácio.

Fica, portanto, a sugestão de leitura para aqueles que têm curiosidade ou vontade de morar e trabalhar fora do país. Compartilho, abaixo, um vídeo preliminar com depoimentos dos autores.

 

Nossa página no facebook é http://www.facebook.com/livrofazendoasmalas.

Matéria que saiu no Jornal Estado de Minas (Clique aqui).

Anúncios

4 comentários sobre “Faça as malas, pois o trem que chega é o mesmo da partida

  1. Grande Humberto,

    Que bacana ver que mais gente poderá conhecer histórias de vida inspiradoras como a sua e dos demais profissionais do livro. Para mim, que estou justamente no momento do “trem da ida”, acho que será uma leitura bastante motivadora.

    Se vier para SP até o início de Agosto me avise, que ainda estarei por aqui.

    Forte abraço,

    – Tomás

  2. Grande Humberto! Parabens pela participacao no livro. Ser incluido nessa lista ai já é um grande reconhecimento ao teu trabalho. Me lembro de quando tu estava escrevendo o teu capitulo e estavamos em um almoco no BM com o Sidney. Estou ansioso pra ver o resultado desse trabalho que tenho certeza sera sucesso absoluto. Um abraco. Thiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s