Não me esqueço do dia que deixei o Brasil rumo à Universidade Columbia, em Nova York. Era um sonho de adolescente, provavelmente resultado das frustrações da geração-década-perdida que percebeu que para fazer o Brasil dar certo era preciso levar a sério os estudos, mas também o conhecimento de novas realidades. O conhecimento edifica-se, por definição, em comparações, em diferenciações.
5 anos se passaram. Nova York, Washington-DC, Genebra e, agora, Zurique. Neste meio tempo, rodei meio mundo e, mais importante, fiz amizades incríveis. Mas, para um vida profissional agitada, nada me acalma mais do que a certeza da volta. Espero que logo.
Minha história não é a única, tampouco a mais interessante, mas foi uma das descritas no livro “Fazendo as malas – histórias de jovens que contribuem com o Brasil a partir de suas experiências no exterior” recém publicado pela Editora Saraiva. O livro reúne 17 jovens que escrevem sobre diferentes áreas do conhecimento. Fiquei encarregado do tema “governo e administração pública”, já que é minha área de trabalho e estudo. O Ministro Celso Amorim nos brindou com o prefácio.
Fica, portanto, a sugestão de leitura para aqueles que têm curiosidade ou vontade de morar e trabalhar fora do país. Compartilho, abaixo, um vídeo preliminar com depoimentos dos autores.
Nossa página no facebook é http://www.facebook.com/livrofazendoasmalas.
Matéria que saiu no Jornal Estado de Minas (Clique aqui).
Deixe um comentário