Mais recursos, sim. E mais eficiência diplomática?

.

O Brasil, assim como outros países emergentes, ampiará o aporte de capital e, consequentemente, seu poder nos Conselhos do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Isso já era previsto acontecer. Porém, o que não parece claro para o governo brasileiro é como utilizar sua participação em organizações multilaterias de uma maneira estratégica – em termos de política externa – e sistêmica.

 Fonte: Getty Images (Spring Meetings, 2010).

As Diretoria Executivas do BM e do FM são ocupadas por indicados políticos do Ministro da Fazenda, enquanto a do Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BID) é preenchida por indicação do Ministro do Planejamento. Em prática, cada representante responde – de uma forma ou de outra – somente ao Ministro quem o indicou. Como resultado, sintomas de falta de diplomacia nesses orgãos por representantes brasileiros é resultado de indicações ad hoc. Recordo-me do atual representante brasileiro no BM se gabar de ter sido indicado para o cargo pois redigia programas de governo do então candidato a presidente Lula.

Por outro lado, o governo brasileiro preenche os cargos de representação na Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização das Nações Unidas (ONU), por exemplo, com diplomatas de carreira, tendo maior aderência à política externa.

Não sugiro que o Itamaraty passe a indicar diplomatas inaptos a lidar com temas econômicos para organizações como o BM, FMI e BID. Porém, é crucial que tenha certa organicidade entre a representação em organismos multilaterais e a política externa. Isso não é novidade. Qualquer país desenvolvido assim o faz. Se o  Brasil quer mais, precisa fazer mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s