Minas, Chicago, Suíça… em tempos de Guerra

.

Ao visitar ou se mudar para um lugar novo, é comum olharmos pelo caminho percorrido e estabelecer comparações. Uma querida professora de História do Colégio Dante Alighieri, onde completei o ensino médio em São Paulo, sempre me dizia que os mineiros temos a mania de trazer nosso mundo para qualquer lugar que vamos.

Se é assim, assim será.

Quando morava nos Estados Unidos costumava fazer uma simples regra-de-três entre as maiores cidades daquele país e do Brasil. Guardada as proporções, Nova York estaria para São Paulo, assim como Los Angeles estaria para o Rio de Janeiro, Chicago para Belo Horizonte e Washington para Brasília. Nova York – São Paulo e Washington – Brasília são mais fáceis de entender a comparação devido ao tamanho e à atividade econômica. Rio de Janeiro e Los Angeles assemelham-se por serem centros televisivos repletos de celebridades. Cultua-se a aparência demasiadamente. Chicago e Belo Horizonte são cidades grandes e interioranas que foram erguidas pela agro-pecuária e, hoje, possuem foco na indústria e, sobretudo, no conhecimento para serem competitivas frente às demais.

Fonte: HL. Nyon, Suíça.

Há seis meses, mudei-me para Suíça. Com a vida entre Genebra e Zurique, preciso admitir que o ar das montanhas e o gosto por queijo e vinho (e não cachaça, neste caso) me faz sentir praticamente em casa. O homem das montanhas é um homem pensativo, desconfiado e meticuloso. Os suíços não são diferentes – embora sejam muito mais introspectivos que os mineiros. Gozam de outro nível de desenvolvimento econômico, mas mantêm comportamento comuns, como a admiração pela diplomacia e humildade.

Claro que estamos falando aqui de estereótipos. Mas eles também têm seu papel nas conversas de botequim e em posts de final de semana. Afinal, quem às vezes não se cansa de falar de política e economia? Ainda mais em tempos de Guerra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s